Tudo sobre desporto

Moçambique prevê concluir maior ponte-cais do mundo em 2026

 


 A construção da ponte-cais da Ilha de Inhaca, em Maputo, considerada a maior do género no mundo, com quase um quilómetro de extensão, deverá estar concluída até março de 2026. A informação foi avançada pela Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), concessionária do porto da capital e principal financiador da empreitada.

De acordo com a MPDC, os trabalhos, lançados há precisamente um ano, encontram-se a cerca de 26% de execução. Já foi concluída a produção dos pré-fabricados da ponte e do muro de contenção, enquanto decorre o processo de cravação de estacas para a estrutura de suporte. A obra está a cargo da empresa estatal chinesa China Road and Bridge Corporation, com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2026.

Situada à entrada da baía de Maputo, a Ilha de Inhaca é um dos principais pontos turísticos da província, mas a ligação entre a ilha e a cidade continua deficitária devido à reduzida oferta de transporte marítimo e às condições de atracação. O local é também reconhecido como um importante centro de investigação na área da biodiversidade.

Durante o lançamento da obra, em 1 de novembro de 2024, o então Presidente da República cessante, Filipe Nyusi, destacou que a construção da ponte-cais, avaliada em 13,5 milhões de dólares, visa impulsionar o turismo, as trocas comerciais e as pesquisas científicas. Nyusi sublinhou ainda que se trata da “maior ponte-cais do mundo” pela sua extensão.

Segundo a MPDC, esta nova infraestrutura representa um salto qualitativo em relação à antiga ponte, que tinha apenas 120 metros de comprimento e foi interditada em 2013 por avançado estado de degradação. Ao contrário da anterior, exclusivamente pedonal, a nova ponte, com 936 metros de extensão, terá capacidade para receber veículos e peões, respondendo às necessidades de mobilidade e logística atuais. A estrutura foi projetada para uma vida útil de 50 anos.

Share:

Top Semanal

Categories

adcash

Mensagens populares

close

Pages