Octávio Oliveira, presidente do Instituto de Segurança Social (ISS), faleceu esta terça-feira, aos 65 anos. Segundo o Jornal de Abrantes, sua terra natal, o gestor público perdeu a vida vítima de doença prolongada.
Nomeado em maio de 2024, após as eleições legislativas vencidas pelo PSD e CDS, Octávio Oliveira assumiu a presidência do ISS depois de ter exercido funções como diretor do CINEL — o Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação.
Era licenciado em Gestão pelo ISEG e iniciou a carreira académica como assistente no Instituto Universitário da Beira Interior, passando depois pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, pelo ISLA de Santarém e pelo Instituto Politécnico de Santarém. No final dos anos 1980 ingressou no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que viria a presidir durante o Governo de Pedro Passos Coelho.
Em 2013 tornou-se secretário de Estado do Emprego, sendo considerado um dos principais colaboradores de Pedro Mota Soares no Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.
A distrital do PSD de Santarém recordou-o como “um homem de grandes princípios e valores”, alguém que “viveu a política como missão e serviço, com lealdade e coragem”.
Em vida, Octávio Oliveira era também um grande adepto do Benfica e admirador do guarda-redes Anatoliy Trubin, a quem frequentemente deixava “likes” nas publicações do jogador no Instagram.







