Esteve a um passo do Benfica e desabafa: «Pensei em desistir»
Mattia Perin, guarda-redes da Juventus que esteve muito perto de assinar pelo Benfica em 2019 – problemas físicos impediram a concretização do negócio –, recordou os momentos difíceis que já atravessou na carreira e admitiu que pensou em «desistir».
«Percebi a importância do aspeto mental no desporto, mas, sobretudo, na vida. Comecei a trabalhar com Nicoletta Romanazzi [mental coach] graças ao meu agente. Estava a passar por um período difícil, pensei em desistir do futebol depois de tantas lesões. Não encontrava felicidade a jogar. Nicoletta consegue encontrar muitas vezes a chave para desbloquear e permitir que tenha o melhor desempenho possível no desporto e na vida. Sei do que preciso, sei como encontrar o equilíbrio», explicou durante o Social Football Summit, em Turim.
Perin destacou ainda que a gestão das emoções foi uma mudança fundamental na sua evolução pessoal e profissional.
«O que nos permite alcançar os nossos objetivos é a nossa determinação em trabalhar em nós mesmos. Durante as lesões que tive, nas vezes em que achei que merecia jogar e não entrei em campo, foi essencial encontrar o equilíbrio, aceitar a frustração e as emoções. Tento aplicar o que aprendi aos poucos na vida dos meus filhos e enche-me de orgulho».
O guarda-redes revelou também um hábito curioso que usava para fugir dos pensamentos negativos:
«Sempre que cometia um erro, para evitar pensar nele, assistia a horas de documentários sobre tudo: dos egípcios à arte. Agora, aceito o erro e analiso-o. Aceito-o e tento encontrar uma solução para resolvê-lo.»
Perin está ligado à Juventus desde 2018/2019 e, pelo meio, esteve cedido ao Génova. Esta época soma dois jogos pelo emblema de Turim, que conta também com João Mário e Francisco Conceição.







