Bairro de Jardim
Este Bairro tem este nome simplesmente porque está perto de um Jardim Zoológico. Porém, há que salientar que este Jardim Zoológico está no Bairro de Inhagoia B, sendo por isso uma questão ainda por clarificar, pois muita gente pensa que o Jardim Zoológico faz parte do Bairro de Jardim, enquanto a Av. Joaquim Chissano é que separa o Bairro de
Jardim do Bairro de Inhagoia B. Tal como o nome do Bairro diz, temos no Bairro de Jardim, a Rua das Acácias, Rua de Alecrim, Rua de Trepadeira, entre outros nomes de plantas que podemos encontrar num jardim.
Infelizmente, o Jardim Zoológico já não é mais atractivo tal como era antes, uma vez que os animais tendem a desaparecer e os residentes de Jardim e de Inhagoia B não têm nenhuma informação sobre as causas do desaparecimento dos animais naquele local. Apenas se sabe que o Jardim Zoológico poderá passar para Malhazine, dentro de um grandioso lugar denominado Parque Ecológico de Malhazine.
Actualmente, o Bairro conta com diversos serviços públicos como: esquadra, uma escola primária completa, um Centro de Formação Profissional Dom Bosco, uma empresa de Cervejas de Moçambique, vulgo 2M, um mercado, uma escolinha ligada ao Centro de
Formação Profissional, para além de outros serviços. De todos os Bairros de KaMubukwana, este apresenta uma urbanização diferenciada, uma vez que encontramos aqui edifícios de 2 a 5 andares e, o aluguer de uma casa tem um preço muito elevado em relação ao preço pago nos restantes Bairros de KM.
Até 2009, o Bairro foi sempre palco de Carnaval, mas que em 2010, por falta de fundos, os organizadores do evento não tiveram recursos para organizar o evento. Como consequência, em 2010 houve uma desordem total que mostra que a juventude sentiu a falta do Carnaval. Por isso, em Fevereiro deste ano, jovens vindo de diferentes Bairros aglomeraram-se nas ruas de Jardim, mas que com a falta do prometido Carnaval, acabaram por se envolver em bebedeiras que só terminaram em comportamentos antisociais e em conflitos que só reduziram depois da intervenção da Polícia da República de Moçambique - PRM. Tais comportamentos voltaram a se repetir em Nsalene e na rua principal de KaNyagoya, numa tentativa desesperada de ver Carnaval.
Nisto, torna-se imperioso que o Conselho Distrital da Juventude de KM, em colaboração com as organizações culturais do Distrito organize eventos culturais mensais, incluindo o Carnaval, para que os jovens tenham um lugar onde possam se divertir de maneira regulada e organizada e com a participação da nossa PRM, uma vez que a falta de controlo do consumo de álcool e de drogas nos Bairros ainda constitui um grande problema para a segurança dos próprios jovens e também para o resto dos membros das comunidades.







