Um incêndio seguido de uma violenta explosão num bar da estância de ski de Crans-Montana, na Suíça, provocou a morte de várias dezenas de pessoas e deixou pelo menos 100 feridos, muitos dos quais em estado grave. A tragédia ocorreu na madrugada desta quinta-feira, dia de Ano Novo, segundo informações avançadas pela polícia local.
O comandante da Polícia do Cantão de Valais, Frédéric Gisler, confirmou que existem “várias dezenas de vítimas mortais presumidas”, admitindo que o número final de mortos possa aproximar-se das 40 pessoas, de acordo com estimativas divulgadas pela imprensa suíça.
O incidente aconteceu por volta da 1h30 locais (00h30 em Portugal continental), no Constellation Bar, onde decorriam celebrações de Ano Novo. As autoridades indicam que estariam mais de 100 pessoas no interior do estabelecimento no momento da explosão, apesar de o espaço ter capacidade máxima para cerca de 300 clientes.
O hospital do cantão de Valais atingiu rapidamente o limite da sua capacidade, tendo sido necessário transferir feridos para outras unidades hospitalares da região. As autoridades confirmaram ainda que há vítimas de várias nacionalidades, embora não tenham sido divulgados mais pormenores.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o bar completamente tomado pelas chamas, momentos após a explosão. O estabelecimento tinha um pequeno terraço e encontrava-se a cerca de 30 minutos da hora habitual de fecho, prevista para as 2h00, não sendo ainda claro se o horário teria sido alargado devido à passagem de ano.
A procuradora-geral do cantão de Valais, Beatrice Pilloud, anunciou a abertura de uma investigação criminal para apurar as causas do incêndio e da explosão, bem como eventuais responsabilidades relacionadas com a segurança do local.
As autoridades continuam a trabalhar no local e não excluem a atualização dos números à medida que avançam as operações de socorro e identificação das vítimas.








Sem comentários:
Enviar um comentário