Tudo sobre desporto

Atriz Carla Chambel eleita presidente da Academia Portuguesa de Cinema

 


A atriz Carla Chambel foi eleita presidente da Academia Portuguesa de Cinema – Associação Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas, assumindo funções para o triénio 2026–2028.

Carla Chambel sucede ao produtor Paulo Trancoso e torna-se a segunda pessoa a liderar a Academia desde a sua fundação, em 2011, sendo igualmente a primeira mulher a ocupar o cargo.

A eleição dos novos órgãos sociais decorreu em Lisboa e definiu a equipa que irá orientar a Academia nos próximos três anos, num momento considerado estratégico para o reforço da promoção e valorização do cinema português.

Antes de assumir a presidência, Carla Chambel já integrava a direção da Academia como vice-presidente, participando ativamente na definição de políticas culturais e no desenvolvimento de iniciativas ligadas à sétima arte.

A nova direção conta ainda com Frederico Corado como vice-presidente, Bruno Caetano como vogal e Ana Paula Rocha como secretária. A Assembleia-Geral será presidida por Tony Costa, com Matamba Joaquim como vice-presidente, enquanto o Conselho Fiscal será liderado por Gonçalo Galvão Teles, acompanhado por Joana Domingues.

A Academia Portuguesa de Cinema tem como missão promover, divulgar e prestigiar o cinema nacional, sendo responsável, entre outras iniciativas, pela atribuição anual dos Prémios Sophia e pela seleção das candidaturas portuguesas a competições internacionais.

Com uma carreira consolidada no teatro, cinema e televisão, Carla Chambel assume agora a liderança da instituição com o objetivo de reforçar o papel do cinema português no panorama cultural nacional e internacional.

Share:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Top Semanal

Categories

adcash

Mensagens populares

close

Pages