O dérbi entre Benfica e Sporting (1-1), disputado na noite de sexta-feira, 5 de dezembro, ficou marcado por um momento polémico protagonizado por Amar Dedic. Logo após assistir Georgiy Sudakov para o golo encarnado, o lateral direito dirigiu-se a Maxi Araújo e realizou um gesto considerado obsceno, atitude que poderá levar a uma eventual suspensão.
O comportamento de Dedic não passou despercebido a Morten Hjulmand, que de imediato foi pedir satisfações. O capitão leonino demonstrou forte desagrado, levando Vangelis Pavlidis a intervir para tentar acalmar os ânimos, enquanto o Benfica celebrava o golo.
Perante a tensão criada em campo, o árbitro António Nobre chamou à parte Nicolás Otamendi e Morten Hjulmand, solicitando que ambos controlassem as emoções dos seus colegas e evitassem que o clima do dérbi descambasse.
Já na segunda parte, Maxi Araújo voltou a estar no centro das atenções ao ser atingido por duas garrafas provenientes da bancada no momento em que se preparava para realizar um lançamento lateral. A troca de provocações entre Maxi e Richard Ríos foi constante ao longo de praticamente todo o encontro.
Casos semelhantes no passado já resultaram em castigos. Em 2021/22, Tiago Dantas — então ao serviço do Tondela, por empréstimo do Benfica — foi suspenso por um jogo e multado em 82 euros pelo Conselho de Disciplina da FPF após protagonizar um gesto idêntico num duelo frente ao Sporting.
O comportamento de Amar Dedic deverá agora ser analisado pelas instâncias disciplinares, podendo o jogador enfrentar consequências caso o lance seja considerado ofensivo ou provocatório.
