Cookie

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Inacreditável! Samu livre de multa após homenagem que gerou discussão

Conselho de Disciplina da FPF instaurou um processo ao internacional espanhol, fruto do gesto protagonizado no categórico triunfo do FC Porto sobre o Vitória SC, mas não irá mais além.



Samu Aghehowa não irá, ao que tudo indica, merecer qualquer tipo de sanção devido ao gesto protagonizado na passada segunda-feira, no decorrer do categórico triunfo conquistado pelo FC Porto na receção ao Vitória SC, por 3-0, na partida de encerramento da jornada inaugural da I Liga.

Um encontro que, recorde-se, teve o marcador inaugurado logo à passagem do 12.º minuto, por intermédio de Pepê. Apenas 20 minutos, foi a vez de o internacional espanhol ter feito o gosto ao pé, e, na hora de festejar, levantou a camisola, exibindo uma outra, com a mensagem "Descansa em paz, Jorge Costa 2".

Uma homenagem que levou o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a anunciar, dias depois, a instauração de um processo disciplinar ao avançado, invocando o artigo 161.º do regulamento disciplinar, que diz respeito ao "uso ilícito de slogans ou publicidade".

De acordo com a edição deste sábado do jornal O Jogo, a abertura do dito processo não passou de uma mera formalidade, que o organismo liderado por Sandra Maria Oliveira e Silva entende ser necessário sempre que um jogador exiba uma mensagem.

Significa isto que, após clarificar o "critério quanto ao âmbito da norma sancionatória", o Conselho de Disciplina da FPF concluiu que não faria sentido, nem multar, nem suspender o goleador dos dragões (que, recorde-se, acabaria por sentenciar este jogo, com mais um remate certeiro, aos 79 minutos).

Samu escapa, FC Porto não

Se Samu pode 'suspirar de alívio', o mesmo não se pode dizer ao mesmo FC Porto, que, acrescenta a publicação, deverá mesmo ser castigado devido à "utilização da aparelhagem sonora" do Estádio do Dragão durante a realização do duelo com o Vitória SC.

Em causa está um episódio registo aos 90+2 minutos, quando 'speaker' do recinto entoou o cântico "Jorge Costa allez", isto apesar de o regulamento ditar que o mesmo só pode intervir durante uma partida para fins informativos, como anúncios de substituições ou o número de espectadores, "por um período não superior a cinco segundos".

Significa isto que, no início da próxima semana, aquando da publicação do mapa de castigos, deve mesmo vir a ser confirmada a aplicação de uma multa na ordem dos 2.550 euros à direção liderada por André Villas-Boas.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();