Tudo sobre desporto

Português identificado como autor de tiroteio na Universidade Brown e suspeito de matar professor do MIT

 

Boston (EUA) — As autoridades norte-americanas identificaram um cidadão português como o autor do tiroteio ocorrido na Universidade Brown, no estado de Rhode Island, que resultou na morte de dois estudantes e deixou nove feridos. O mesmo suspeito é apontado como responsável pelo homicídio de Nuno Loureiro, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dias depois do ataque universitário.

Em conferência de imprensa realizada em Boston, a procuradora dos Estados Unidos para o Distrito de Massachusetts, Leah Foley, confirmou que o suspeito terá matado o docente do MIT a 15 de dezembro, na residência da vítima, em Brookline. O indivíduo foi posteriormente encontrado morto nas imediações de uma unidade de armazenamento, na posse de uma bolsa, duas armas de fogo e vários elementos considerados compatíveis com os locais dos crimes.

O suspeito foi identificado como Cláudio Neves Valente, de 48 anos, antigo estudante da Universidade Brown e cidadão português. De acordo com as autoridades, frequentou a instituição entre 2000 e 2001, num programa de mestrado com doutoramento em Física, tendo abandonado formalmente o curso em 2003, sem qualquer ligação activa à universidade desde então.

Antes da passagem pelos Estados Unidos, Cláudio Valente estudou em Portugal, onde frequentou o mesmo curso universitário que Nuno Loureiro, entre 1995 e 2000. As autoridades sublinham que não existe, até ao momento, indicação de uma relação recente entre ambos.

Segundo o procurador-geral de Rhode Island, Peter Neronha, o suspeito recorreu à troca de matrículas do veículo que utilizava, com o objectivo de dificultar a investigação. O automóvel — um Nissan Sentra de aluguer — acabou por ser localizado em Salem, no estado de New Hampshire, após um leitor automático de matrículas sinalizar uma das chapas associadas ao carro.

As autoridades confirmaram que o veículo foi alugado em Boston, com recurso a uma carta de condução da Florida. Registos financeiros analisados pelo FBI permitiram estabelecer a ligação entre o automóvel e o suspeito.

O chefe da polícia de Providence, Oscar L. Perez Jr., explicou que o mesmo carro foi associado tanto ao tiroteio na Universidade Brown como ao homicídio do professor do MIT. Para os investigadores, trata-se de uma actuação isolada, não havendo indícios de envolvimento de terceiros.

Um elemento considerado decisivo para o avanço da investigação foi a colaboração de um cidadão, cuja informação permitiu às autoridades identificar o veículo, chegar ao nome do suspe

Share:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Top Semanal

Categories

adcash

Mensagens populares

close

Pages