Cookie

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Tragédia em Istambul! Sismo deixa rasto de destruição e dezenas de feridos

Terramoto atingiu o município de Sindirgi em grande escala, tendo sido também sentido em Istambul e Izmir, e há registo de vítimas


A Turquia sentiu, no passado domingo, um sismo de 6.1 na escala de Richter.
O terremoto atingiu o oeste do país, com epicentro na cidade de Sindirgi, província de Balikesir, próxima da capital Istambul, informou a Agência Turca de Gestão de Catástrofes.


Segundo as autoridades turcas, para além da zona do epicentro, o abalo também foi sentido noutras províncias. O sismo provocou, até então, cerca de 30 feridos e dezenas de prédios colapsados. Sabe-se ainda que, para além algumas pessoas desaparecidas no meio dos escombros, há registo de uma morte.

O sismo ocorreu às 19h53 locais (17h53 em Lisboa), e foi sentido em várias cidades do oeste da Turquia, tendo sido visível em vídeos transmitidos pelos meios de comunicação turcos o desabamento de edifícios na província de Balikesir.


Em Sindirgi, epicentro do sismo, foi registado o desabamento de dezenas de edifícios, incluindo um edifício de três andares localizado no centro da cidade turca, avançou o presidente da câmara, Serkan Sak. Os danos são uma prova da força do terramoto que se sentiu.

Foram ainda registadas sete réplicas após o sismo principal, que variaram entre as magnitudes 3,5 e 4,6, de acordo com a Agência Turca de Gestão de Catástrofes. Recorde-se que, em 2023, o sudeste da Turquia sofreu um terramoto a uma escala imensamente violenta, que causou a morte de pelo menos 53 mil pessoas.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();