Francesco Farioli, treinador do FC Porto, fez este domingo a antevisão ao jogo com o Gil Vicente, da segunda jornada da I Liga, que está agendado para as 20h15 de amanhã, em Barcelos
Primeiro jogo fora, o que espera do Gil Vicente? "A atmosfera foi incrível no último jogo e os bilhetes estarem esgotados em menos de 15 minutos diz muito do apoio que os adeptos nos estão a dar, é uma responsabilidade que levamos. FC Porto não vence há dois jogos em Barcelos e eles costumam ganhar o primeiro jogo que fazem em casa. Temos de ter o mesmo espírito. "
Clarificação sobre a situação de Rodrigo Mora: "Vi muitos artigos e comentários sobre o Mora. Gostava de pôr as coisas em ordem e ser muito claro, uma vez que o Rodrigo é um jogador importante para o FC Porto e para o futebol português.
É bom clarificar isto de uma vez por todas. Penso que não é saudável o que estamos a ver. Relativamente ao facto de não ter entrado no último jogo, tivemos de fazer duas substituições devido a questões físicas e isso responde à questão. Mas, acima de tudo, é um jogador talentoso, inteligente e importante por tudo o que fez na última época, o que está a fazer agora e o que vai fazer no futuro. Eu não estou aqui para descobrir os seus talentos e qualidades.
Mas é jovem e precisa de evoluir e trabalhar muito, como todos os outros estão a fazer. Como já disse várias vezes, tudo será feito com muita calma e o seu crescimento está a ser avaliado todos os dias. É absolutamente desnecessário o ruído que estão a criar à volta dele. Ele está a trabalhar muito bem, a sua vez vai chegar, vai ter a sua oportunidade e os seus momentos. Se estiver na linha do legado do Jorge Costa, ele sempre pôs o clube à frente do treinador e dos jogadores. É o que precisamos de fazer. "
Em que posição vê o Rodrigo Mora neste sistema, a médio ou extremo? "Na época passada, o Rodrigo jogava atrás do avançado, é a posição mais natural. É claro que num 4x3x3, a posição dele é ligeiramente diferente, são tarefas distintas, especialmente, sem bola.
É um aspeto no qual ele tem de melhorar, tal como todos, porque é algo de novo para o jogador e para a toda a equipa. Estamos num processo de aprendizagem, e o Rodrigo, pela qualidade e pelo entendimento que tem do jogo, pode cumprir diferentes posições. Pode ser o mais ofensivo dos três médios, mas também pode ser usado como extremo ou noutra posição, mas não vou dizer-vos qual."
Francisco Moura está apto? "Voltou a treinar connosco esta semana, temos de ver hoje antes de tomar a decisão final."