Cookie

quarta-feira, 16 de julho de 2025

O Conselho Constitucional (CC) anunciou a sua decisão de não dar seguimento ao recurso submetido por Venâncio Mondlane...ler mais

O Conselho Constitucional (CC) anunciou a sua decisão de não dar seguimento ao recurso submetido por Venâncio Mondlane em relação ao processo de legalização do partido político ANAMALALA. 

A notícia, que surge num momento de intensa dinâmica política em Moçambique, esclarece que a recusa se deve à ausência de matéria para apreciação por parte da mais alta corte do país

De acordo com o CC, o Ministério da Justiça e Assuntos Constitucionais ainda se encontra dentro do prazo legal para tomar uma decisão.

Esta prerrogativa significa que, até o momento, não há uma decisão definitiva que possa ser contestada judicialmente.

A decisão do Conselho Constitucional sublinha a importância de se respeitarem os prazos processuais estabelecidos na legislação moçambicana. 

Ao não se pronunciar sobre o mérito do pedido de legalização, o CC reforça que a instância primária para a análise do processo continua a ser o Ministério da Justiça.

Este desenvolvimento significa que o processo de legalização do partido ANAMALALA continua nas mãos do Ministério da Justiça e Assuntos Constitucionais, e qualquer nova intervenção do Conselho Constitucional dependerá de uma eventual decisão desfavorável ou de um atraso que exceda os prazos legais por parte do Ministério.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();