Tudo sobre desporto

Morreu Valentino Garavani, ícone da moda italiana

 


O designer de moda italiano Valentino Garavani faleceu nesta segunda-feira, 19 de janeiro de 2026, aos 93 anos. A notícia foi confirmada através de um comunicado oficial da Fondazione Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti nas redes sociais.

"O nosso fundador, Valentino Garavani, morreu hoje na sua residência em Roma, rodeado pelos seus entes queridos", pode ler-se na publicação. O funeral está marcado para sexta-feira, 23, na Basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, em Roma.

Valentino construiu um verdadeiro império na moda, criando uma marca que permanece um símbolo de luxo e sofisticação. Em 1960, abriu a sua primeira loja na Via Condotti, em Roma, antes de se instalar no famoso atelier da Piazza Mignanelli. Mais de 60 anos depois, celebridades como Zendaya, Anne Hathaway e Naomi Campbell continuam a vestir as suas criações nas passadeiras vermelhas.

O nome completo do designer era Valentino Clemente Ludovico Garavani e nasceu em 1932, na pequena cidade de Voghera, na região da Lombardia. Em 2008, após 45 anos de carreira, Valentino retirou-se da empresa, optando por uma vida mais discreta nos últimos anos.

A sua influência na indústria da moda é incontestável, deixando um legado que continuará a inspirar designers e amantes de alta-costura em todo o mundo.

Share:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Top Semanal

Categories

Mensagens populares

Pages