O Governo moçambicano prevê a realização de seis visitas de Estado, pelo Presidente da República, em 2026, ao Canadá, Botsuana, Angola, Rússia, China e Vietname e a assinatura de cinco acordos internacionais, referem os documentos do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado para 2026, em análise no parlamento.
"No âmbito do reforço e aprofundamento das relações de irmandade, amizade, solidariedade e de cooperação entre os povos e países, bem como a mobilização de financiamento para a viabilização da agenda nacional de desenvolvimento", justifica o documento, sobre as visitas de Estado a realizar pelo Presidente moçambicano, Daniel Chapo, no segundo ano de mandato.
O documento acrescenta igualmente que está prevista para 2026 a assinatura de cinco instrumentos jurídicos e parcerias estratégicas "no âmbito da cooperação internacional, assim como a mobilização da diáspora moçambicana para contribuir para o desenvolvimento do país".
Também está prevista para o próximo ano a abertura de mais uma missão diplomática e um consulado-geral, "como parte da expansão da rede de Missões Diplomáticas e Consulares da República de Moçambique no mundo". (Lusa)







