Franjo Ivanovic, uma das maiores contratações do Benfica no último mercado de transferências, confessou em entrevista ao Transfermarkt que a chegada ao clube o deixou deslumbrado. O avançado, de 22 anos, transferiu-se da Saint-Gilloise por 22,8 milhões de euros fixos, mais cinco milhões em bónus, com o clube belga a ficar com 20% das mais-valias numa futura venda.
Apesar do montante, Ivanovic garante que isso não altera a sua forma de estar: «A pressão existe sempre, independentemente do número da camisola. O importante é não pensar na transferência, senão bloqueias. Quando jogo, o que sinto é pura felicidade. Não quero mudar só porque agora ganho mais dinheiro. Há jogadores que gastam fortunas em férias ou carros. Eu prefiro passar tempo com a minha família na Croácia. O meu lema é simples: não tenho de fazer nada, exceto estar em paz comigo próprio.»
Sobre a sua passagem pela Saint-Gilloise, o croata afirmou: «O Saint-Gilloise foi uma bênção na minha carreira. Estou muito grato ao clube por me ter dado essa oportunidade. O campeonato belga é excelente para jovens jogadores. É uma grande montra e ajudou-me muito a crescer, tanto como jogador como pessoa.»
A mudança para o Benfica
Ivanovic contou que houve interesse de vários clubes, mas escolheu o Benfica pelo projecto apresentado: «Fiquei muito orgulhoso quando vi o meu nome ligado a uma transferência para esses clubes. Houve conversas com alemães, mas o Benfica apresentou o projeto que mais me convenceu e tive o sentimento certo.»
Ao chegar a Lisboa, o impacto foi imediato: «No aeroporto, estavam 30 ou 40 jornalistas e equipas de televisão. No Instagram, recebi milhares de mensagens. É inacreditável o estatuto que o clube tem no país, toda a gente quer uma foto ou um autógrafo. Quando entrei no centro de treinos, pensei que estava na Disneyland. É tudo de outro nível. Mas o que mais me impressionou foi o primeiro jogo no Estádio da Luz. A atmosfera é de arrepiar: corres mais, fazes um metro extra, só pela energia do estádio.»
O sonho da Champions
Vestir a camisola do Benfica deu-lhe, pela primeira vez, a oportunidade de jogar na Liga dos Campeões: «Ouvir o hino da Champions é algo especial. É o auge do futebol de clubes. Ainda me lembro de visitar Stamford Bridge em criança e agora entrar lá como jogador profissional foi surreal.»
Em relação a José Mourinho, treinador do Benfica, Ivanovic elogiou a dupla face do técnico: «O mister tem dois lados. Fora do campo é super simpático e descontraído; dentro dele é exigente, meticuloso e muito sério. Sou-lhe muito grato por poder aprender com ele. Ouço cada palavra com atenção, porque ele já conquistou tudo o que eu sonho atingir: a Liga dos Campeões.»
Dados da temporada: Ivanovic soma 16 jogos pelos encarnados na presente época — cinco como titular — e contabiliza quatro golos apontados.







